Morfologia e Sintaxe, dois "bichos de sete cabeças"?

Estamos começando um blog sobre Morfologia e Sintaxe, nele falaremos sobre essas duas áreas de estudo da língua e como associá-las, a fim de proporcionar o melhor aproveitamento no aprendizado do funcionamento da língua materna.
Nosso objetivo é de propor sugestões de aula para se trabalhar com os alunos, a partir das teorias que integram as análises morfológicas e sintáticas, área chamada de Morfossintaxe. 
Relembramos que ao falarmos de morfologia estamos falando do estudo da palavra, que abrange desde a formação até a sua classificação. Já ao falarmos de sintaxe, priorizamos o estudo das frases e das regras que as constroem.
Teremos como base as orientações da Gramática Gerativa (GT), de Noam Chomsky. O linguista defende em sua gramática que o problema na classificação de palavras está na grande quantidade de categorias, tornando mais difícil o ensino das classes de palavras aos alunos, uma vez que certas palavras funcionam em mais de uma classe. A Gramática Gerativa explicará a língua a partir da sintaxe e definirá um número limitado de regras.

Vejamos:
Na escola, geralmente, estudamos essas duas áreas de forma separada, como descrito abaixo.

O professor de Língua Português, em uma determinada aula, analisa uma oração morfologicamente:



Em outra aula, o professor pode analisar a mesma oração, porém de forma sintática:











O professor utilizou dois momentos para analisar essas duas orações. Nossa proposta é, portanto,  analisar as orações, porém simultaneamente.
Seguirão, nos próximos posts nossas propostas.


Fonte:

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