1. Verbos
copulativos ou de ligação
Há assuntos
na Língua Portuguesa em que o título já nos dá algumas pistas do que estamos
falando. Isto ocorre com o item que veremos a seguir, para demonstrar isto,
vamos apresentar a definição da palavra cópula:
Cópula
(có.pu.la)
sf.
1
Ligação ou união entre duas coisas.
2
Verbo que liga o atributo ao sujeito sem acrescentar nenhum significado
adicional; verbo de ligação.
3 O
verbo ser quando empregado unicamente para ligar a designação do sujeito a um
predicado deste.
4 O
ato sexual
Através das três primeiras definições podemos perceber que os elementos
copulativos servem apenas para estabelecer uma união, neste caso, os verbos
copulativos fazem a união entre duas
palavras ou expressões nominais. Tais verbos contem uma significação puramente
gramatical, limitam-se a transmitir a ideia a que estamos nos referindo,
necessitam portanto de um complemento que atribua ao predicado um verdadeiro
sentido.
Para
reconhecer os verbos como sendo ou não de ligação, é preciso analisar
primeiramente o contexto em que se encontram inseridos, em outras palavras, o
que determina se um verbo é de ligação ou de ação é o contexto.
O verbo “ser”
é o único que é usado quase exclusivamente como copulativo. Praticamente, só na
linguagem filosófica é utilizado como verbo intransitivo, assumindo o
significado de “existir”. No entanto, vários verbos significativos podem
assumir valor copulativo, como é o caso de, por exemplo, andar e ficar.
GRAMÁTICA NA SALA DE AULA
Se lançarmos
mão da Gramática gerativo-transformacional para explicar o conceito de verbo
copulativo, comparando-o à Gramática Tradicional, poderemos utilizar de uma
gramática mais acessível aos alunos visto que seus conceitos são comprovados
mais facilmente levando-se em conta o contexto e não somente a norma.
Teremos o
verbo copulativo, sendo então chamado cópula, como o núcleo do sintagma verbal,
eis que tal verbo faz a ligação entre os elementos da oração, são estes:
-Sintagma
nominal e um outro sintagma nominal, (que na Gramática tradicional pode
ser exclusivamente representado por um substantivo ou um pronome);
-Sintagma
nominal e um sintagma adjetival, (que tem por núcleo um adjetivo);
-Sintagma
nominal a um sintagma preposicionado, (sendo este um sintagma constituído por
uma preposição mais um sintagma nominal, ou por um advérbio).
DICA:Uma
forma prática de se identificar o verbo de ligação é excluí-lo da oração e
observar se nesta continua a existir uma unidade significativa.
APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Experimente a
dica acima com os alunos, apresente a eles orações que contenham verbos de
ligação e deixe que eles percebam o significado contido na oração, apresente
também sentenças onde falte o verbo de ligação e completem estas frases juntos,
observando se há alteração no sentido pretendido, isso além de ajudar aos
alunos a compreender melhor o que é o verbo copulativo (ou de ligação), ainda
os ajudará a reconhecer quando um verbo originalmente de ação estiver exercendo
a função de verbo de ligação pela observação do contexto.
DICA DE LEITURA
Encontrei um
artigo muito interessante escrito pelas professoras Mônica Mano Trindade Ferraz
da Universidade Federal da Paraíba e Karen Neves Olivan da Universidade Federal
de Santa Catarina, este artigo foi escrito em 2011 para o congresso da
Associação Brasileira de Lingüística – Abralin e encontra-se disponível no
endereço eletrônico http://www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Karen_Olivan.PDF.
É
um texto que ajuda tanto aos futuros professores quanto àqueles que já o são a
abrir seu horizontes, ver que gramática, não é só um conjunto de normas e que é
muito mais facilmente compreendida dentro em uso, dentro de um contexto.
Acredito que todos irão gostar bastante.
2. Modificador Adjetival.
No post anterior falamos sobre o Sintagma Preposicionado, aqui falaremos do Sintagma Adjetival (sintagma que tem por
núcleo um adjetivo), claro
que a perspectiva será um mix entre a Gramática tradicional e a Gramática
gerativa.
Vamos começar
trazendo a definição de adjetivo das duas gramáticas:
Definição da gramática tradicional: Adjetivo é a palavra variável que designa uma
especificação ao substantivo, caracterizando-o.
Definição da gramática gerativa: Palavra pertencente a uma classe aberta de
palavras que, tipicamente, permite a variação em gênero, numero e grau. O
adjetivo é o núcleo do sintagma adjetival
e pode ser precedido por advérbios de quantidade e grau e caracterizar
sintagmas nominais, preposicionados, e orações com seus complementos.
Esta é uma
classe de fácil definição e talvez por isto a da Gramática tradicional seja tão
sucinta, porém se ao analisar uma oração com o objetivo de identificar-se um
adjetivo o fizermos tendo também o conhecimento da gramática gerativa veremos
que o faremos com maior precisão e acerto.
Na oração estudada o Sintagma Adjetival é: lindos.
APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Que tal dar chance aos alunos de eles mesmos
comprovarem que o classe dos adjetivos é uma classe de aberta de palavras?
Podemos fazer isto propondo a eles que façam uma pesquisa e levem à sala de
aula, orações ou textos em que exerçam a função de adjetivos palavras que
segundo a norma não o seriam, desta forma eles poderiam compreender melhor este
conceito de inventário aberto e o motivo dessas ocorrências. Podemos fazer uma
experiência também comparando os adjetivos aos advérbios, poderíamos levar os
alunos a constatar que existem várias semelhanças entre as classes e isto os
ajudaria a dentro do contexto identificar de forma mais clara tanto o adjetivo
quanto o advérbio.
DICA DE LEITURA
Como
dica deste tópico trago um capítulo do livro Disciplinarum Scientia - Série
Artes, Letras e Comunicação, livro escrito por Matheus Mario da Costa e Nilsa
Teresinha Reichert Barin. No capítulo intitulado Sintaxe Gerativa : reflexões
para a pratica pedagógica da Língua Portuguesa, podemos continuar a aprofundar
a nossa abordagem acerca da gramática gerativa e a entender como aplicá-la em
sala de aula trazendo maior benefício para o nosso trabalho e para o
aprendizado de nossos alunos.
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