Sintagma Verbal - SV

Agora veremos o Sintagma Verbal, vejamos a oração abaixo:





1. Verbos copulativos ou de ligação


Há assuntos na Língua Portuguesa em que o título já nos dá algumas pistas do que estamos falando. Isto ocorre com o item que veremos a seguir, para demonstrar isto, vamos apresentar a definição da palavra cópula:

Cópula (có.pu.la)
sf.
1 Ligação ou união entre duas coisas.
2 Verbo que liga o atributo ao sujeito sem acrescentar nenhum significado adicional; verbo de ligação.
3 O verbo ser quando empregado unicamente para ligar a designação do sujeito a um predicado deste.
4 O ato sexual

Através das três primeiras definições podemos perceber que os elementos copulativos servem apenas para estabelecer uma união, neste caso, os verbos copulativos fazem a  união entre duas palavras ou expressões nominais. Tais verbos contem uma significação puramente gramatical, limitam-se a transmitir a ideia a que estamos nos referindo, necessitam portanto de um complemento que atribua ao predicado um verdadeiro sentido.
Para reconhecer os verbos como sendo ou não de ligação, é preciso analisar primeiramente o contexto em que se encontram inseridos, em outras palavras, o que determina se um verbo é de ligação ou de ação é o contexto.
O verbo “ser” é o único que é usado quase exclusivamente como copulativo. Praticamente, só na linguagem filosófica é utilizado como verbo intransitivo, assumindo o significado de “existir”. No entanto, vários verbos significativos podem assumir valor copulativo, como é o caso de, por exemplo, andar e ficar.

GRAMÁTICA NA SALA DE AULA

Se lançarmos mão da Gramática gerativo-transformacional para explicar o conceito de verbo copulativo, comparando-o à Gramática Tradicional, poderemos utilizar de uma gramática mais acessível aos alunos visto que seus conceitos são comprovados mais facilmente levando-se em conta o contexto e não somente a norma.
Teremos o verbo copulativo, sendo então chamado cópula, como o núcleo do sintagma verbal, eis que tal verbo faz a ligação entre os elementos da oração, são estes:

-Sintagma nominal e um outro sintagma nominal, (que na Gramática tradicional pode ser exclusivamente representado por um substantivo ou um pronome);
-Sintagma nominal e um sintagma adjetival, (que tem por núcleo um adjetivo);
-Sintagma nominal a um sintagma preposicionado, (sendo este um sintagma constituído por uma preposição mais um sintagma nominal, ou por um advérbio).

DICA:Uma forma prática de se identificar o verbo de ligação é excluí-lo da oração e observar se nesta continua a existir uma unidade significativa.

APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Experimente a dica acima com os alunos, apresente a eles orações que contenham verbos de ligação e deixe que eles percebam o significado contido na oração, apresente também sentenças onde falte o verbo de ligação e completem estas frases juntos, observando se há alteração no sentido pretendido, isso além de ajudar aos alunos a compreender melhor o que é o verbo copulativo (ou de ligação), ainda os ajudará a reconhecer quando um verbo originalmente de ação estiver exercendo a função de verbo de ligação pela observação do contexto.

DICA DE LEITURA

Encontrei um artigo muito interessante escrito pelas professoras Mônica Mano Trindade Ferraz da Universidade Federal da Paraíba e Karen Neves Olivan da Universidade Federal de Santa Catarina, este artigo foi escrito em 2011 para o congresso da Associação Brasileira de Lingüística – Abralin e encontra-se disponível no endereço eletrônico http://www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Karen_Olivan.PDF. É um texto que ajuda tanto aos futuros professores quanto àqueles que já o são a abrir seu horizontes, ver que gramática, não é só um conjunto de normas e que é muito mais facilmente compreendida dentro em uso, dentro de um contexto. Acredito que todos irão gostar bastante.

2Modificador Adjetival.

No post anterior falamos sobre o Sintagma Preposicionado, aqui falaremos do Sintagma Adjetival (sintagma que tem por núcleo um adjetivo), claro que a perspectiva será um mix entre a Gramática tradicional e a Gramática gerativa.
Vamos começar trazendo a definição de adjetivo das duas gramáticas:

Definição da gramática tradicional: Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.

Definição da gramática gerativa: Palavra pertencente a uma classe aberta de palavras que, tipicamente, permite a variação em gênero, numero e grau. O adjetivo é o núcleo do sintagma adjetival  e pode ser precedido por advérbios de quantidade e grau e caracterizar sintagmas nominais, preposicionados, e orações com seus complementos.

Esta é uma classe de fácil definição e talvez por isto a da Gramática tradicional seja tão sucinta, porém se ao analisar uma oração com o objetivo de identificar-se um adjetivo o fizermos tendo também o conhecimento da gramática gerativa veremos que o faremos com maior precisão e acerto.
Na oração estudada o Sintagma Adjetival é: lindos.

APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Que tal dar chance aos alunos de eles mesmos comprovarem que o classe dos adjetivos é uma classe de aberta de palavras? Podemos fazer isto propondo a eles que façam uma pesquisa e levem à sala de aula, orações ou textos em que exerçam a função de adjetivos palavras que segundo a norma não o seriam, desta forma eles poderiam compreender melhor este conceito de inventário aberto e o motivo dessas ocorrências. Podemos fazer uma experiência também comparando os adjetivos aos advérbios, poderíamos levar os alunos a constatar que existem várias semelhanças entre as classes e isto os ajudaria a dentro do contexto identificar de forma mais clara tanto o adjetivo quanto o advérbio.

DICA DE LEITURA

Como dica deste tópico trago um capítulo do livro Disciplinarum Scientia - Série Artes, Letras e Comunicação, livro escrito por Matheus Mario da Costa e Nilsa Teresinha Reichert Barin. No capítulo intitulado Sintaxe Gerativa : reflexões para a pratica pedagógica da Língua Portuguesa, podemos continuar a aprofundar a nossa abordagem acerca da gramática gerativa e a entender como aplicá-la em sala de aula trazendo maior benefício para o nosso trabalho e para o aprendizado de nossos alunos.

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