Sintagma Nominal - SN

Vamos começar nossos estudos pelo sintagma nominal.
Como foi já foi dito, o sintagma nominal é composto por um nome, um determinante ou um pronome.
Vejamos a oração em estudo:




Nela podemos identificar:

1- Determinante

O determinante tem a função de especificar o nome (substantivo), portanto ele sempre aparece antes de um nome e concorda em gênero e número. Por vezes, é graças ao determinante que percebemos a forma do nome (singular ou plural). 
Os determinantes podem combinar entre si, na oração estuda temos três determinantes: todos, os e meus, nesse caso o artigo (os) funciona como base para os demais funcionarem como pré e pós. 
Também podemos explicar aos alunos que os determinantes contraem-se com uma preposição, na oração estudada o artigo o está contraído com a preposição de, formando do. 

Nessa parte podemos explicar o que são os artigos, os numerais, pronomes e as preposições.

2- Nome

Podemos explicar aos alunos que o nome é o elemento principal do sintagma nominal (o núcleo). São eles o chamados substantivos e podemos explicar aos alunos seu uso. 


3- Modificador 

O núcleo do sintagma nominal que estamos estudando é modificado por um outro sintagma, chamado Sintagma Preposicionado (SP). Podemos explicar aos alunos que esse sintagma tem a função de modificar o nome e por ser preposicionado o sintagma será constituído de uma preposição mais um sintagma nominal.

Também podemos usar exemplos como:

As crianças acordam cedo.

Nessa oração temos um sintagma preposicionado, porém ao invés de ser preposição, a palavra cedo é um advérbio. Nessa etapa dos estudos podemos explicar aos alunos que as vezes, certos advérbios pode se comportar como preposição.


Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Eu só acho que esta última oração: "As crianças acordam cedo" possuem SN + SV. "As crianças" é o SN, e "acordam cedo" é o SV. Dentro desse SV temos: Núcleo (verbo) + S.adverbial. O Sintagma Adverbial, podem modificar ou não o verbo, adjetivo ou advérbio, neste caso, a palavra "cedo" modifica "acordam". Pois, as crianças não acordam agora, ou depois, ou à noite, elas acordam "cedo". Portanto, sua colocação da palavra "cedo" ser preposição está equivocada.

    ResponderExcluir