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Verbos pronominais

Para finalizar a postagem de hoje falaremos de verbos pronominais. Este é um outro tipo de constituinte do Sintagma Verbal, vamos agora explicar suas particularidades.
Inicialmente acho que é interessante buscar na memória a definição de pronome pessoal:

Os pronomes pessoais possuem a função de substituir o nome de um ser e, ao mesmo tempo, situá-lo em relação a pessoa gramatical do discurso; ou seja, indicar quem fala (1° pessoa), com quem se fala (2° pessoa) ou de quem se fala (3° pessoa), tanto no singular quanto no plural.


Partindo desta breve definição de pronome, podemos introduzir a informação de que o verbo pronominal é aquele que vem sempre acompanhado de um pronome obliquo no momento em que é conjugado. Entende-se que o verbo é pronominal quando o pronome que o acompanha tem a função reflexiva, remete a ação verbal ao sintagma nominal (SN), ao sujeito que faz a declaração ou que é o autor da mesma ação.
Há dois tipos de verbos pronominais: os essenciais e os acidentais. Os verbos pronominais essenciais são aqueles em que não se pode conjugar sem que a ele seja acrescido o pronome, como é o caso do verbo “suicidar-se”, em simples palavras não existe meios de conjugar o verbo sem que o remetamos ao autor da ação, não se pode suicidar ao outro, apenas a si próprio, então tal verbo  é essencial porque o pronome faz parte da essência do termo.
Há também casos em que um verbo pode não ser em essência, ou a principio pronominal, mas apresentar-se desta maneira a depender do contexto, da necessidade de comunicação, neste caso verifica-se o verbo pronominal acidental. Este é o caso, por exemplo, do verbo pentear, eu posso pentear-me, mas também posso pentear a outra pessoa.



APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

A todos nós futuros ou já professores é de grande valia algo de fácil entendimento que ajude a ampliar o vocabulário dos alunos, até mesmo para que consigam adequar seus discursos às situações de interação com mais facilidade e diversidade. O verbo apresentado neste tópico atende a esta expectativa, pois ao fazermos uso dele em um texto escrito, por exemplo, conferimos a este mais formalidade.
Minha sugestão para aplicação é que sejam levados aos alunos diferentes orações que contenham verbos pronominais essenciais e acidentais para que eles tentem após a explicação identificá-los. Pode ser solicitado também que eles busquem situações do cotidiano onde façam uso de tais verbos, deste modo poderão perceber que a gramática não é algo preso dentro da escola ou dos livros, mas que na verdade faz parte da vida de todos nós.

DICA DE LEITURA

A sugestão de leitura deste tópico é a tese de doutorado do Luiz Carlos Travaglia: “Um estudo textual-discursivo do verbo no português do Brasil”. Neste trabalho ele foi orientado pela Ingedore Villaça Koch, outra grande conhecedora da Gramática gerativo-transformacional, então se a intenção é entender mais sobre como trazer esta classe, que na Gramática normativa parece tão distante de nós, para o uso real vale muito a pena ler este texto. A tese encontra-se disponível no site da Unicamp http://cutter.unicamp.br, é só buscar e boa leitura!!

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